quinta-feira, 17 de março de 2011

SILÊNCIO !!!


Como é difícil viver no “silêncio”... Ninguém consegue ficar um dia todo sem ouvir, ou sem falar... E quando Deus fica em silêncio conosco, ai ai ai... Esse é o pior tipo de silêncio pra mim!
Quando Deus se cala ficamos perdidos, nos desesperamos, não sabemos pra onde ir nem o que fazer. O silêncio nos incomoda, mas ele não é algo meramente negativo como se parece.
Quando as palavras nos faltam, é o silêncio que exprime os sentimentos de dor, de alegria e de amor. O silêncio é essencial nas nossas vidas. Ele é o teste para os que sonham para os que têm grandes planos e metas na vida... Todos precisam passar por ele, o silêncio nos aproxima mais de Deus.
Vivemos num mundo aonde até os sentimentos são explorados comercialmente, o ar, o fogo, a terra, a palavra, a pobreza, o som, a alegria, a morte, ate a vida eterna já rendeu dinheiro pra alguns... Mas o silêncio, apesar de sua grande riqueza não consegue ser explorado, a maioria das pessoas não enxergam o seu imenso valor.
Em Deus, o silêncio é soberanamente rico e eloquente. Em Deus, o silêncio fala sem palavras e a palavra fala em silêncio. O espírito é levado ao silêncio de Deus, para aí ouvir a sua Palavra.
Tenho vivido ultimamente, de forma muito profunda, esse tão perturbador e ao mesmo tempo consolador: SILÊNCIO!
Num mundo aonde temos respostas pra tudo tão facilmente, é difícil saber esperar, mais difícil ainda entender o silêncio de Deus.
Quando a ansiedade e o desespero tomam conta do coração, e as atitudes começam a ser impensadas, e os resultados são trágicos, é a hora de parar. É necessário não só viver o silêncio, mais estar em silêncio.
Venho descobrindo que o silêncio de Deus fala muito, mais muito mesmo, mais alto, em alguns momentos ele grita.  Com ele tenho aprendido a esperar, a ser paciente (algo que sempre foi muito difícil pra mim) a ser persistente, e total dependente de Deus... Nossa!!! Como esse momento tem me aproximado Deus, tem exercitado a minha fé, tenho crescido como serva e como pessoa.
É um processo dolorido, complicado, é difícil se ver sozinha, e no silêncio, porque é nesse momento que você começa a SE ouvir. Ouvir seus pensamentos, seu coração, sua alma, e como isso assusta. Somos sempre nossos maiores inimigos, lutamos a cada dia contra nós mesmos, contra nossos desejos, contra nossas atitudes, contra nossos defeitos, e quando paramos pra nos ouvir, nos assustamos, porque nos esquecemos da pessoa que estamos nos tornando, e das prioridades que temos vivido.
E é ai, nesse momento que Deus começa a agir. Ele começa a te mostrar que esse período é necessário, para que você aprenda mais dEle. Esse silêncio esconde revelações que não conseguimos perceber ao passar por ele, é a velha história, “quem ta no meio do problema não consegue enxergar a solução”.
Aprendi que o silêncio ensina-nos a esperar por Deus, mas sem deixar de buscá-lo, mesmo que se tenha de atravessar mares, desertos e até passar pelo fogo.
É complicado e desesperador, esperar uma resposta e obter o silêncio. Pensamos por vezes que isso só acontece conosco, mas quem de nós nunca ficou sem resposta?
Até Quando? Esse era o clamor dos salmistas: Até quando Senhor? PARA SEMPRE TE ESQUECERÁS DE MIM? (Sl 13:1) E o clamor de Jesus na cruz: Por que me abandonaste? (Mt 27:46) E também o grito de Habacuque: Até Quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? (Hc 1:1-4)
Clamar "até quando", não é um sinal de fraqueza, é a certeza de saber que tem "alguém" nos ouvindo. Vocês me buscarão e me encontraram quando me buscarem de todo o coração (Jr 29:13)
Estar vivendo "O silêncio de Deus", não significa que VOCÊ deva se calar, é nessa hora que se deve falar com Deus, orar,  desabafar, gritar, chorar, pois é Ele que está o tempo todo ao seu lado, pronto para te ouvir e lutar ao seu favor. 
É no silêncio que nos achegamos mais a Deus, é em meio o silêncio se vive os momentos mais esperados, é quando as palavras nos faltam, que o nosso silêncio chega como gritos desesperados a Deus, que inclina os seus ouvidos para ouvir nosso clamor, e nos abençoa sem medidas.

O que tenho tirado de conclusão pra minha vida, e quero deixar para vocês amados leitores, é que o silêncio de Deus não é ruim, lembre-se sempre que, quando Ele está em silêncio, é porque ele está trabalhando em seu favor, basta esperar que a resposta, a vitória, a benção, venha na hora oportuna, porque Ele  a hora certa. Mas aprendi também a ficar em silêncio, justo eu que sou uma pessoa que fala “pelos cotovelos” rs.
O silêncio fala mais do que as palavras, ele é sábio, e quem o utiliza na hora certa, nunca será precipitado. Vamos aprender a arte do bom silêncio, e entender o Silêncio de Deus!

"O som aniquila a grande beleza do silêncio." Charles Chaplin

5 comentários:

  1. Existem duas grandes bênçãos na vida do ser humano: "quando Deus responde a nossa oração e, a segunda, maior ainda, quando ele fica em silêncio e nao responde..."

    ResponderExcluir
  2. Sabe, um dia ouvi alguém pregar e dizer "existem 3 principais respostas de Deus o NÃO, o SIM e o ESPERE" e isso se enquadra bem no sentido do silêncio de Deus. claro que sabemos que há mais motivos para o silêncio dEle, mas nesse sentido citado nesse artigo há muitas vezes casos em que por ficarmos nos "esperneando" e gritando, acabamos não ouvindo direito quando Deus estiver falando "baixinho".
    ótimo texto, que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Por isso que o silêncio de Deus é uma benção ainda maior,pq no nosso esperar, Deus está trabalhando intensamente,e a resposta não vem sozinha, ela traz consigo a vitória que aguardamos. E por isso em certos momentos, devemos ficar em silêncio tbem, pra ouvir a voz de Deus, quando ele sussurrar ao nosso ouvido a resposta.

    ResponderExcluir
  4. Pode trazer a vitória que aguardamos.... ou não.... mas sempre será vitória, pois Ele sempre tem o melhor pra nós, mesmo quando não entendemos...

    Estar em silêncio, é uma virtude, e um desafio em meio a tantas "vozes e ruídos" que insistem em nos desviar a atenção da voz de Deus. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Olha todo mundo filosofando nos comentários,rsrs adorei, e muito obrigada =D

    ResponderExcluir